De quanto em quanto tempo temos que limpar o condicionador de ar?

A higienização deve ser periódica, com períodos semanais, mensal, semestrais e anuais, o que poderá variar conforme a constância no uso do ar condicionado. Aparelhos com uso diário devem passar por processos de higienização semanal, enquanto aparelhos que são ligados somente nos dias quentes, ou no verão, sofrerão menos impacto de sujeira e a necessidade de limpeza é menor.

É importante salientar que, mesmo limpando o aparelho semanalmente, outros tipos de limpezas e manutenção devem ser realizados e não somente a simples tarefa de lavar o filtro da evaporadora (saída de ar).

Limpeza de Ar Condicionado Clínica Jorge Jober

Porque fazer a limpeza do ar condicionado é importante?

A higienização do ar condicionado é importante para por 3 principais motivos, que são:

Evitar acúmulo de fungos, mofo e bactérias, além do acúmulo de poeira que poluem todo o ar causando alergia nas pessoas dentro dos ambientes.

Manter o funcionamento total do aparelho, evitando desgaste do mesmo, aumentando sua vida útil e fazendo com que o mesmo se mantenha em funcionamento máximo.

Evitar gasto desnecessário de energia. A sujeira obstrui a passagem de ar, reduzindo a efetividade do ar condicionado, tornando necessário aumentar a potência para refrigerar espaços que seriam refrigerados com menos carga.

Como fazer a higienização do ar condicionado?

Preparamos um cronograma com instruções simples para limpeza do seu aparelho, basta seguir e não terá problemas tão cedo. Vamos considerar aparelhos que são usados diariamente. Adeque este cronograma a periodicidade do uso do seu(s) aparelho(s)

Limpeza Semanal:

  • Remove toda poeira do painel, do aparelho e arredores.
  • Verifica se o filtro está velho e deve ser trocado.
  • Se não… Limpeza de filtro com água e detergente neutro.
Desligue seu ar condicionado, retire o painel, passe um pano úmido, remova o filho para lavar em água com detergente neutro e deixe o mesmo secar totalmente antes de colocar de volta.

Limpeza Semestral:

  • Realize as mesmas ações da limpeza semanal.
  • Neste momento provável que o filtro deva ser trocado.
  • Troque os filtros de carvão ativado (basta seguir o manual do aparelho)
Desligue seu ar condicionado, retire o painel, realiza o mesmo processo da limpeza semanal, encontre os filtros, remova e substitua por um novo, depois é pode usar o aparelho normalmente.

Limpeza Anual:

  • Realize as mesmas ações da limpeza semanal.
  • Realize as mesmas ações da limpeza semestral.
  • Confira se as tubulações e isolamento estão vedadas de maneira correta.

Realize o mesmo processo rotineiro para as ações semanais e semestrais, após isto verifique se as tubulações e isolamentos estão bem conservados ou desgastados.

Caso estejam com aspecto ruim, e interessante chamar um técnico para verificar se está tudo ok, caso não esteja, para que ele realize o processo de manutenção de ar condicionado adequada. Isso é importante, pois manterá seu aparelho funcionando corretamente, na potência máxima e não reduzirá a vida útil do mesmo.

É importante salientar que, mesmo com estas limpezas em dia, que você mesmo pode fazer, tem um nível de limpeza e manutenção que é indicado que somente um técnico de refrigeração execute, como abrir e limpar por dentro a unidade condensadora e serpentinas do seu aparelho.

Este tipo de limpeza, feita de maneira errada, pode danificar permanentemente seu ar condicionado, exigindo trocas de peças que podem custar quase o preço integral de um dispositivo novo.

Limpeza Mensal (Especial):

Em alguns casos específicos, de muito uso dos condicionadores de ar, principalmente em grandes centros ou em áreas de indústrias e fábricas, aonde o ar recebe um índice de poluição muito grande, é necessária a limpeza mensal.

Nestes casos, não recomendamos que usuários comuns façam a limpeza e sim contratem uma empresa especializada para a tarefa.

Nós, da Nova Era Refrigeração Rio, realizamos este serviço, dentre outros diversos em refrigeração e trabalhamos por contratos com recorrência mensal.

Entre com contato conosco e solicite uma visita!

Pesquise em nosso site!

Serviços de Refrigeração

Regiões de Atendimento

Solicite um Orçamento!

Ligue! (21) 96443-5337
Endereço: Rua Cândido Benício, 2339 Subsolo – CEP 22733-000

Regiões de Atendimento

Bairros atendidos por nossa empresa
(Regiões de Atendimento)

Atendemos na cidade do Rio de Janeiro e Proximidades.