Manutenção e Limpeza de Condicionador de Ar no Rio de Janeiro

Realizar a manutenção (e limpeza) dos aparelhos condicionadores de ar garante com que seu aparelho funcione com 100% de sua capacidade, gastando menos energia e sem apresentar problemas de funcionamento inesperados, além de preservar a saúde das pessoas dentro dos ambientes, uma vez que um aparelho sujo e mal cuidado pode provocar a contaminação do ambiente em minutos e causar alergias e problemas respiratórios.

A equipe técnica da Nova Era Refrigeração Rio trabalha com 2 tipos de manutenção de ar condicionado, a preventiva e corretiva.

Manutenção de Ar Condicionado

Manutenção Corretiva

A manutenção corretiva geralmente ocorre quando o aparelho já está com defeito ou parado, logo também pode ser chamada de conserto do aparelho. Esta situação não é a mais indicada, pois demonstra que o aparelho não está bem conservado e não passa por manutenções preventivas para evitar maiores problemas.

Em primeiro momento, pode parecer que realizar a manutenção preventiva é bobagem ou um custo a mais e desnecessário, mas logo a seguir vamos explicar porque isso não é uma perda de tempo.

Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva, associada a limpeza, a verificação da necessidade de troca de peças e também a manutenção preditiva, que trata da troca de peças esporadicamente, para evitar problemas antes que os mesmos ocorram, são úteis especialmente para os aparelhos maiores e de maior custo, pois evitam o grande prejuízo ao ter um aparelho caro queimado.

E mesmo para aparelhos mais baratos, menores e de menor custo, a manutenção deve ser aplicada de maneira regular e esporádica, pois além de evitar que seu ar condicionado te deixe na mão nos momentos mais necessários, ou seja, nos dias mais quentes, também evita que o aparelho sofra com sobrecarga devido a algum defeito, peça falhando ou mesmo sujeira, prolongando bastante sua vida útil e propiciando outros benefícios, como:

  • Menor gasto de energia. Aparelhos sujos e com defeito trabalham de maneira irregular, gastando mais energia.

  • Mais saúde para as pessoas. Aparelhos sujos poluem rapidamente os ambientes e causam alergia e problemas respiratórios, além de não filtrar o ar tão bem.

  • Aumento do tempo com potência máxima. Um aparelho bem conservado não passa por processor de sobrecarga por mau uso e, por isto, tem sua vida útil em efeito máximo muito mais prolongada.

Dicas Importantes para Manutenção de Seu Ar Condicionado

Realize a limpeza regularmente

Mantenha a área e o ambiente aonde estiver o aparelho sempre limpo e livre de poeira, além de lavar regularmente i filtro de proteção na parte frontal da evaporadora.

O acúmulo de sujeira na entrada do ar condicionado reduzirá o fluxo da passagem de ar, deixando o mesmo fraco e reduzindo seu funcionamento.

Deixa o filtro secar 100% após lavar

Ao lavar o filtro de seu aparelho, use água corrente para remover a poeira e, caso esteja engordurado, use detergente neutro e uma esponja macia para retirar a gordura, mas, após a lavagem, coloque seu filtro no sol ou em local bem arejado para que seque totalmente. Se colocar o filtro ainda molhado de volta no aparelho estará correndo risco de cultivar fungos e mofos e isto fará bastante mal a saúde dos presentes.

Não ligue o aparelho até colocar o filtro

Ligar o aparelho sem o filtro fará com que a sujeira seja sugada para os dutos internos do condicionador de ar, comprometendo seu funcionamento e sua durabilidade.

Mantenha as serpentinas limpas

Esta parte do ar condicionado é úmida e é um local aonde facilmente se desenvolvem fungos, mofo se bactérias e devem ser sempre limpas para evitar contaminação.

Utilize jatos dágua contra as peças do aparelho para remover este tipo de sujeira. Lembre-se de tomar cuidado, pois esta parte do aparelho é sensível e qualquer exagero pode causar danos.

Retire o aparelho da energia

Para realizar qualquer ação das mencionadas acima, retire o plug da tomada, para evitar qualquer problema com a energia. Evite acidentes e garanta que seu aparelho não queime por falta de atenção.

Confira o sistema de drenagem

Verifique se o dreno está gotejando corretamente e para fora o aparelho. Caso não esteja ou não saiba verificar, consulte um de nossos profissionais entrando em contato conosco.

Para limpeza mais complexa, contrate um profissional

Não tente desmontar seu aparelho ou realizar limpezas mais profundos, pois a chance de danificar o mesmo é grande. É recomendado que de tempos em tempos, dependendo do volume de uso do aparelho, um técnico profissional faça uma revisão do mesmo e a limpeza mais complexa, do que apenas lavar o filtro de ar.

Em aparelhos muito usados é recomendada a manutenção anual e em pouco usados a manutenção anual estará de bom tamanho.

Benefícios da Manutenção do Ar Condicionado

  • Prevenção ao mau funcionamento
  • Extensão da vida útil do aparelho
  • Funcionamento máximo por mais tempo
  • Proteção a saúde das pessoas
  • Economia de gasto de energia

Manutenção de Ar Condicionado Diversas Marcas

Agratto – Carrier – Consul – Daikin – Elgin – Fujitsu – Hitachi – LG – Midea – Philco – Samsung – Springer – Trane

Plano de Manutenção de Ar Condicionado

Trabalhamos com planos de manutenção para aparelhos condicionadores de ar split, janela, multisplit, central, chillers e outros diversos no setor de refrigeração e ar condicionado para conforto.

Pesquise em nosso site!

Serviços de Refrigeração

Regiões de Atendimento

Solicite um Orçamento!

Ligue! (21) 96443-5337
Endereço: Rua Cândido Benício, 2339 Subsolo – CEP 22733-000

Regiões de Atendimento

Bairros atendidos por nossa empresa
(Regiões de Atendimento)

Atendemos na cidade do Rio de Janeiro e Proximidades.