Os refrigeradores de absorção são operados com energia térmica.

Um sistema comercialmente viável para uma geladeira de absorção de gás, foi inventado em 1922 pela Platen e Munters e explorado pela Electrolux na Suécia e Servel nos EUA. Suas características são o uso de amônia como refrigerante, água como absorvente e um gás inerte (hidrogênio) em uma bobina fechada de tubos de aço.

Pode ser operado a partir de um aquecedor elétrico, uma chama de gás (GLP ou gás natural) ou um queimador de querosene.

A maioria das descrições na literatura do sistema Platen-Munters tratam apenas o básico, às vezes são imprecisas e / ou escritas por alguém sem experiência prática. Acredita-se que uma descrição mais completa do estado da arte desta tecnologia possa ser de interesse para estudantes e profissionais. O autor viu estudantes de pós-graduação tratando, p. Evaporação e difusão de amônia em uma atmosfera de hidrogênio ou a capacidade de transporte de bombas de bolhas, que foram em si engenhosas, mas sem qualquer aplicação desta tecnologia.

O autor trabalhou no tema em Electrolux na Suécia e na Alemanha, na Cube Engineering na Alemanha e no Cônsul no Brasil. Em contatos freqüentes com o Sr. Hans Stierlin, Sibir AG Suíça, ele aprendeu muito com esse engenheiro eminente (agora falecido). Endereço para contatos Carl G Almen e-mail almen@terra.com.br.

A tecnologia será tratada em capítulos ligados a esta página e publicados em intervalos.

Para conhecer mais sobre instalação de ar condicionado, continue navegando em nosso site, visitando nosso blog ou pode ligar para gente, se precisar de qualquer ajuda prática.

Rua Cândido Benício, 2339
Subsolo – CEP 22733-000

Seg-Sex 8:00h às 18:00h
Sab 08:0hh às 15:00h

ESTAMOS PRESENTES NAS REDES SOCIAIS

(21) 96443-5337
(21) 3251-4248
(21) 3251-4240

Scroll Up